Xbox fecha estúdios, incluindo responsável por Hi-Fi Rush

Estúdios Arkane Austin, Alpha Dog Games, Roundhouse Studios e, surpreendentemente, Tango Gameworks foram fechados nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira, dia 7 de maio, o jornalista Jason Schreier, que escreve para o Bloomberg, foi ao Twitter com péssimas notícias para os fãs de videogames: quatro estúdios sob a marca Xbox foram fechados pela empresa. Confira o tweet a seguir:

Em tradução livre, o jornalista diz: “Urgente: Xbox está encerrando Arkane Austin, Tango Gameworks, e dois outros estúdios. A história estará no Bloomberg em breve.” e “As outras subsidiárias a serem fechadas são Alpha Dog Games e Roundhouse Studios* (que se fundirá com o Zenimax Online Studios).”

*o nome dos estúdios está invertido no tweet original, que os chama de Alpha Dog Studios e Roundhouse Games.

O site IGN obteve um e-mail enviado para os funcionários, por Matt Booty, diretor do Xbox Game Studios, em que a Microsoft explicou que os cortes aconteceram por uma questão de “repriorização de títulos e recursos.”

Os estúdios em questão são Arkane Austin, responsável por títulos como Prey (2017) e Redfall (2023); Alpha Dog Games, que desenvolvia jogos mobile como Mighty Doom (2023); Roundhouse Studios, cuja equipe foi absorvida pelo Zenimax Online Studios; e, surpreendendo a todos, Tango Gameworks, cujo portfólio incluía games como The Evil Within 1 e 2 e o recém aclamado Hi-Fi Rush.

O chefe do estúdio Arkane Lyon, estúdio irmão de Arkane Austin, foi ao Twitter para externalizar seu descontentamento com a forma como a indústria trata as pessoas que fazem o motor girar.

Em tradução livre: “Isso é absolutamente terrível. Permissão para ser humano: para qualquer executivo que leia isto, um lembrete amigável de que videogames são uma indústria de entretenimento/cultura, e seu dever como corporação é tomar conta de seus artistas/apresentadores e ajudá-los a criar valor para você.”

A notícia vem acompanhada de uma sensação de incerteza quanto ao futuro da indústria de videogames, dado que os últimos anos foram repletos de fechamentos de estúdios, além de demissões em massa.

Em agosto do ano passado, por exemplo, o estúdio Volition, que desenvolveu os jogos da franquia Saints Row, foi fechado pelo Embracer Group, companhia que adquiriu a Volition em 2018.

O site Kotaku contabilizou que, meros dois meses em 2024, a indústria dos games já havia demitido mais de 8.800 pessoas.

O panorama é claro: os custos de desenvolvimento de games está aumentando exponencialmente, fazendo com que sejam necessários lucros cada vez maiores. A autora Anastasia, do site ejaw, publicou um artigo que estima que o valor de desenvolvimento de um jogo triple-A está em torno de US$60 a US$80 milhões, corroborando com este argumento.

É difícil dizer em qual direção a indústria seguirá, apesar de termos claros sinais de que as empresas estão cada vez mais indispostas a apostar em ideias inovadoras – como Hi-Fi Rush, que recebeu diversas indicações e foi premiado duas vezes, o que não impediu o fechamento do estúdio responsável.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora