Qual a diferença entre Single, EP e Álbum?

Você que está lendo este post e que curte ouvir música no seu celular, ou até mesmo os mais antigos que ainda ouvem CD naquele radinho com CD player, devem estar perdidos com alguns termos. Estamos aqui para lhe explicar!

SINGLE

Todo lançamento que contenha entre 1 e 3 faixas, com até 10 minutos de tempo de duração total, pode ser considerado single.

Em casos com mais de uma faixa, a primeira delas pode ser a versão oficial, com as outras duas sendo versões alternativas.

EP

Um EP (extended play) leva em conta o tempo de exibição para ser chamado assim, já que, toda gravação desse tipo costuma ter em média 30 minutos ou menos de duração.

Pode ser considerado EP todo lançamento que tenha entre 1 e 3 faixas, com uma delas tendo a duração de 10 minutos, ou entre 4 e 6 músicas, sem exceder o tempo de meia hora de exibição.

ÁLBUM

Tendo em vista as outras definições, o álbum ficou mais fácil de distinguir, já que se trata de um lançamento com 6 ou mais músicas e com mais de 30 minutos de duração.


DICAS:

Para dar exemplos desses tipos de lançamento, separamos aqui algumas dicas para melhor entendimento:

Lançado em 1969, o single Something, dos Beatles, contém a versão oficial da música, a primeira gravação em demo de estúdio e uma versão com apenas instrumentos de cordas.

A música seria faixa do álbum intitulado Abbey Road, que seria lançado no mesmo ano.

O EP I’m Sorry…, da banda americana The Neighbourhood, foi lançado em 2012 e contém 5 faixas.

Somente as músicas Female Robbery e Sweater Weather foram aproveitadas no primeiro álbum da banda, que foi lançado no ano seguinte.

Dangerous, de 1991, é uma verdadeira obra prima de Michael Jackson. Músicas como Black Or White e In The Closet, são verdadeiros clássicos.

Também vale conferir as faixas Jam, Remember The Time, Who Is It e Give In To Me, que dão mais charme ao restante do disco.

Um comentário em “Qual a diferença entre Single, EP e Álbum?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora