Indie Rock, o que é e como se adaptou ao longo do tempo

Indie? O que exatamente é isso? É música? Um estilo? Bom, para responder esses questionamentos vamos falar sobre a origem desse termo.

“Indie” é proveniente do termo “Independente”, no caso, é um som produzido por selos menores ou até em selo nenhum, com o artista bancando seu som por conta própria.

O Indie pode ter sido originado no período pós Segunda Guerra, quando pequenas gravadoras tentavam entrar no mercado fonográfico, porém só se tornou possível com movimentos como o Punk Rock nos anos 70 e o Grunge nos anos 90, e por fim, a consolidação do termo como estilo musical no começo dos anos 2000.

No começo do milênio, surgia o Movimento Indie com bandas como Interpol, Yeah Yeah Yeahs, TV On The Radio e é claro, The Strokes, que caracterizou o início desse movimento em NY, que tem herança cultural e musical de bandas como The Ramones e Talking Heads, sendo estas dos anos 70 e 80.

The Strokes


O jeito introspectivo no palco e rifs de guitarra não muito pesados, porém rápidos, são as características do Indie Rock, musicalmente falando. Essas características contagiaram o pessoal de Londres, na Inglaterra a também querer montar uma banda seguindo esses conceitos, fazendo com que o surgimento de bandas como Arctic Monkeys , Kaiser Chiefs e The Libertines, fosse contínuo, sem deixar que o gênero ficasse sufocado apenas em NY.

Arctic Monkeys

A onda de bandas de Indie Rock era expansiva, mas a cada nova banda que surgia, o som era mostrado de uma maneira diferente. Exemplos disso são: The Killers, com um som voltado ao Pop Rock, o LCD Soundsystem, revisitando o New Wave dos anos 80, o Tame Impala, puxando pro lado psicodélico, o The Black Keys, com um blues sujo e alternativo e, por fim, o Band Of Horses, com letras românticas.

The Black Keys

MAS… E NO BRASIL, ESSE GÊNERO SE MOSTRA COM FORÇA?

Em terras tupiniquins, Los Hermanos e Pato Fu encabeçaram o movimento Indie no começo dos anos 2000, tendo estourado nas rádios com hits como “Anna Júlia”, “Incondicional”,
“Made In Japan” e “Eu”.

Pato Fu

Mais tarde, bandas como Autoramas, Móveis Coloniais de Acaju, Cachorro Grande, Vivendo do Ócio e MopTop, vieram a luz do dia pra consolidar o gênero na última década.

Num país onde o Funk Carioca e o Sertanejo Universitário são os ritmos que mais se destacam nas rádios ultimamente, o Indie tenta sobreviver com bandas como Supercombo e Carne Doce, que unem o gênero ao MPB.

Carne Doce

O INDIE SE MANTÉM INFLUENTE NESSA ÚLTIMA DÉCADA?

O gênero parece estar um pouco sufocado com outros estilos musicais, porém se mantém vivo através de bandas como Muse, Weezer e Imagine Dragons, que estarão na próxima edição do Rock In Rio, no final de setembro. E da nova geração do Indie, o The Neighbourhood, através de uma mistura com o hip hop, mostra que esse tipo de som ainda pode ter relevância na indústria fonográfica.

The Neighbourhood

Abaixo segue uma lista com indicações de bandas de Indie Rock, espero que gostem!! 😉

ARCTIC MONKEYS – WHEN THE SUN GOES DOWN, TEDDY PICKER e FOUR OUT OF FIVE

THE STROKES – SOMEDAY, REPTILIA e YOU ONLY LIVE ONCE

THE NEIGHBOURHOOD – SWEATER WEATHER

THE WHITE STRIPES – YOU DON’T KNOW WHAT LOVE IS

MUSE – UNDISCLOSED DESIRES

BAND OF HORSES – NO ONE’S GONNA LOVE YOU

SUPERCOMBO – BONSAI (ACÚSTICO)

PATO FU – EU

CARNE DOCE – COMIDA AMARGA

THE LAST SHADOW PUPPETS – STANDING NEXT TO ME

PAPER ROUTE – CHARIOTS

KAISER CHIEFS – RUBY

Um comentário em “Indie Rock, o que é e como se adaptou ao longo do tempo

Adicione o seu

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora