Viajar sozinho, vale a pena?

Quem nunca teve o desejo de fazer uma viagem sozinho? Acredito que pelo menos uma vez na vida, já passou essa vontade pela sua cabeça, estou errada?

winter211001.gif

Segundo Ricardo Buckup, sócio da empresa B2, que trabalha há 11 anos com o público universitário produzindo eventos e viagens, com 2,2 mil pessoas de 18 a 30 anos, comenta que: “Quando sai da bolha da adolescência, com mais independência e dinheiro do primeiro emprego, o jovem quer descobrir, ter experiências. “Para viver mais intensamente, a viagem aparece como o caminho mais rápido”, afirma o executivo.

Bruno Tigrinho, com os seus 24 anos, realizou a sua primeira viagem internacional sozinho para a América do Sul, mais especificamente Chile, Bolívia e Peru, e ele nos contou como foi essa experiência:

Thayssa Upits: Por que você decidiu fazer uma viagem sozinho?

Bruno Tigrinho: Primeiramente, porque eu estava passando por uma época bem tediosa da minha vida e eu precisava me conhecer melhor, precisava me ver melhor, como a pessoa que eu era e a pessoa que eu podia ser para as outras pessoas. Esse foi um dos pontos principais que eu decidi fazer a viagem sozinho e não chamar nenhuma outra pessoa

TU: Qual a vantagem em viajar sozinho?

BT: Você monta o seu próprio roteiro, não precisa ficar dependendo dos gostos dos outros pra fazer. Você faz o que quer e o que gosta e o que não gosta não precisa fazer. Você tem flexibilidade para acordar a hora que bem entende, não precisa pensar: ” Eu estou com um amigo então se ele for acordar tal hora eu preciso acordar tal hora”.

TU: Mas, você foi com um guia então teve horas que você teve que acordar sem a sua vontade.

BT: Só em alguns determinados passeios. Quando eu tinha os meus dias livres, eu acordava a hora que eu bem entendia e fazia o que eu bem quisesse. Esse é um dos pontos bons, bem como, ter um tempo para reflexão pessoal, e também não precisar dar satisfação para os outros.

TU: Qual a desvantagem em viajar sozinho?

BT: Eu acredito que não há nenhuma desvantagem. Única coisa que pesa quando você viaja sozinho é que você não tem ninguém pra conversar no seu idioma, alguém que você conheça por perto e a questão da saudade, dependendo do tempo que você está viajando bate a saudade dos familiares e de pessoas próximas.

TU: Você se arrepende em fazer essa viagem?

BT: Jamais, acredito que mesmo com todas as coisas que aconteceram na viagem eu não me arrependo. Foi algo muito bom, enriquecedor e edificante para a pessoa que eu sou e tenho certeza que as experiências que eu passei lá, e tudo que eu aprendi, vou levar para o resto da vida.

TU: Compartilhe uma experiência inesquecível dessa viagem.

BT: Como lá todos falam espanhol e o costume de falar muito rápido, eu ainda não tinha afinidade com a língua, então no primeiro dia eu precisava pegar um carimbo para poder utilizar o terminal de ônibus e eu não entendia o que eles estavam me falando, porque era com um idioma diferente, falando muito rápido e eu estava quase perdendo meu ônibus com os fiscais gritando comigo, foi algo muito marcante negativamente, mas foi engraçado depois que tudo aconteceu.

TU: Quais as dicas que você daria a uma pessoa que gostaria de fazer uma viagem sozinha?

BT: Primeiramente, planeje bem a sua viagem. Saiba por onde você vai passar pra ter noção do que fazer e a onde ir. Não confie em pessoas que você não conheça e sempre fique em alerta, porque sempre tem pessoas de má índole em qualquer lugar e vá! Você não vai se arrepender, é algo muito gratificante.

Viajar-sozinho-sim-solitario-jamais

Viajar é bom demais e como vimos, vale a pena também se for sozinho, mas lembre-se sempre: saúde e segurança em primeiro lugar.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora